ARISTÓTELES: Foi ele quem criou a lógica, na Idade Antiga, que na época ela se chamava analítica, passando a se chamar lógica no período helenístico. O objetivo da criação dessa lógica foi a proposição, ou seja, a atribuição de um predicado a um sujeito.
Como criador, Aristóteles desenvolveu algumas características para a lógica, tais como a introdução de letras mudas para denotar os termos e a criação de termos fundamentais como "válido", "não válido", "universal", "particular".
Até hoje a sua lógica é usada, apesar dos enormes avanços da lógica, mas há algumas limitações como a assentuação no uso da linguagem natural.
Para Aristóteles, a lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento baseada no silogismo. Tanto que sua primeira obra sobre lógica era chamada de Organon, que significa "Instrumento da Ciência".
GEORGE BOOLE: Aristóteles criou a lógica, propriamente dita, que teve algumas ramificações, uma delas, a lógica matemática, foi desenvolvida por Boole no seu livro "Mathematical Analysis of Logic". Esse tipo de lógica foi desenvolvido com o intuito de transformar a lógica numa forma de álgebra.
Boole também foi importante por ter acabado com as restrições impostas na lógica de Aristóteles, afirmando que havia uma inifindade de raciocínios válidos e não-válidos.
Também ficou muito conhhecido por ser o criado da álgebra booleana. Basicamente, essa álgebra é um conjunto de estruturas algébricas, sendo elas E, OU, NÃO, soma, produto e complemento.
GOTTLOB FREGE: Quem também foi importante para a lógica matemática foi o filósofo e matemático Frege, sendo o primeiro a apresentar o cálculo proposicional na sua forma moderna.
Frege queria mostrar que a aritmética era idêntica à lógica e pode-se dizer que recriou a disciplina da lógica ao construir o primeiro cálculo de predicados. Um cálculo de predicados é um sistema formal constituido por duas componentes: a linguagem formal e a lógica.
Inventou ainda, várias notações simbólicas como quantificadores e variáveis que poudesse fornecer fundamentos para lógica matemática moderna. Em síntese, tentou criar um sistema capaz de transformar os raciocínios dedutivos da lógica propriamente dita em deduções matemáticas.
domingo, 29 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário