1) Gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos
O transporte de dados é muito importante porque transmite informações de um aparelho a outro. Dentre os dispositivos de transporte de dados, o mais famoso é a Internet, o qual circulam milhares de dados todos os dias. Para fazer uma transferência de dados rápida e segura, é preciso conhecimento de algoritmos para se estudar o caminho em que vão percorrer os dados até chegar ao seu receptor final, assim como conhecimento em rede de computadores, pois são com as redes que ocorrem grande fluxo de dados.
O desafio proposto é a integração de todas essas linhas e áreas para conduzir a aplicações que possam beneficiar o contexto sócio-economico-cultural do País. Para isso tem que ter conhecimento em redes de computadores, engenharia de software, banco de dados, estrutura de dados.
2) Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
É uma área que trata de modelos matemáticos e usa em outras áreas como as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e ciências ambientais.
Como trata de computação, deve-se ter conhecimento de algoritmos, programação, redes.
3) Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias.
Pelo nome percebe-se que essa área tem muito a ver com a parte de hardware, ou seja, é desenvolvida por pessoas que estudam Engenharia da Computação com o intuito de melhorar o desempenho de aparelhos do computador com o uso do silício.
4) Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
Procura relacionar mais o computador às pessoas que as usam, então deve estar relacionada à matéria de ética e sociedade.
5) Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos.
Tem a ver com os sistemas que são usados em aparelhos, de preferência eletrodomésticos, que precisam de um software para seu funcionamento. Além disso, por se tratar de eletrodomésticos, aparelhos que o homem tem dependência, os sistemas neles embutidos precisam ser seguros e não conter erros.
Para garantir que não conterá erros, quem irá desenvolver esses sistemas deve ter vasto conhecimento em engeharia de software e programação. Pela parte da ubiquidade, requer-se também conhecimento em redes de computadores.
"Nenhuma área do conhecimento humano sobrevive hoje sem a influência da computação"?
Com certeza a computação é muito importante e está presente em todas as áreas, dentre elas, destaca-se:
Nas áreas de exatas a importância da computação é mais perceptível, pois ajuda no essas áreas no desenvolvimento de softwares para ajudar a fazer grandes cálculos que se tornam difíceis ou até mesmo impossíveis para serem feitos por pessoas comuns.
Na área de saúde a computação também é importante pois facilita (e muito) o trabalho do médico, dentista, fisioterapeuta, ou qualquer outro que seja.
Na parte de música a informática também é improtante, pois hoje em dia estão aparecendo muitos softwares ligados a música, ajudando no seu desenvolvido com vários recursos que facilitam a vida do músico. Além disso, tambéme stão sendo feitos vários programas que simulam amplificadores, muito útil para pessoas que tocam instrumentos elétricos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário